top of page
Buscar
  • Foto do escritorPriscila Nunes

Obesidade infantil: consequências irreversíveis

O Brasil é o campeão mundial em excesso de peso infantil e este assunto está cada vez mais na mídia, o que torna as pessoas muito mais informadas, embora ainda não tão conscientes do problema!



Admiro muito as histórias de famílias que adotam várias crianças e lhes dão a oportunidade de um futuro melhor e costumo dizer que, se pudesse, adotaria muitas crianças, mas escolheria as crianças obesas!!

Obviamente já fui questionada onde encontraria crianças obesas abandonadas... mas falo isso porque sei que estas crianças precisam de ajuda e eu estou disposta a isso!!


Todo mundo fala muito dos problemas físicos decorrentes do excesso de peso infantil (hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia...), mas no meu ponto de vista o maior prejuízo é psicológico!!!!

É muito comum vermos crianças acima do peso que fazem exames e não apresentam alterações fisiológicas, mas é impossível encontrar uma que não sofra com a sua condição!


A criança que for bem acompanhada na adolescência e vida adulta conseguirá reverter qualquer dano físico ocasionado pela obesidade, mas os traumas psicológicos serão levados pra vida inteira.


É comprovado cientificamente que crianças com sobrepeso e obesidade têm a autoestima comprometida, se sentem incapazes e inferiores, têm dificuldade de expor a criatividade e os sentimentos, sofrem piadas e provocações dos colegas, além de maiores chances de distúrbios de ansiedade e depressão.


Acho cruel ver crianças estabelecendo relações de dependência com a comida! Criança que tem o "comer" como maior prazer da vida... e come para anestesiar todo e qualquer sentimento com o qual ela não está aprendendo a lidar!

Acho cruel pessoas e profissionais que viram pra criança e falam:

- "Você precisa emagrecer 10kg! Precisa fazer regime."

Você, que é adulto, já ouviu este tipo de coisa?! E como se sentiu?!

É muito pesado pra uma criança ouvir isso! Até porque, na maioria dos casos, ela não tem culpa! Os pais ou cuidadores adoecem a criança e depois jogam pra ela as responsabilidades do tratamento!

- "Ele vive comendo escondido."

Comendo escondido o quê?! Quem comprou?! Quem preparou?!


Faça diferente:

- "Você está com alguns quilos a mais (porque isso a criança já sabe!), mas não precisa se preocupar em emagrecer. O mais importante é parar de engordar e cuidar da sua saúde! Assim você vai crescer e o peso vai ficar ótimo. Para isso vamos melhorar a alimentação da família toda!!"


O que você achou?!

Claro que tem crianças que estão num patamar tão perigoso que terão que eliminar peso! Mas isto não precisa ser dito! Se a família aderir ao novo plano alimentar a perda de peso acontece e ela ainda será elogiada porque combinamos de manter o peso e ela está superando as expectativas.

E é fundamental ela saber que não está sozinha neste processo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page