top of page
Buscar
  • Foto do escritorPriscila Nunes

Você é o que você come!

Esta frase já virou um bordão, mas você sabe realmente o que ela significa?

Nosso corpo é formado por cerca de 100.000.000.000.000 (cem trilhões) de células e destas, 50.000.000 (cinquenta milhões) são substituídas diariamente. E o que precisamos para que nossa formação celular seja adequada? Matéria prima. E se somos o que comemos a matéria prima para renovação celular é a água e os 46 nutrientes presentes nos alimentos!!

Agora seja sincero com você mesmo, quantos nutrientes você acha que consome no seu dia a dia?

Pra você o que é um alimento saudável? O que você leva em consideração quando vai às compras?

É muito provável que você tenha respondido que avalia o valor calórico dos alimentos, pois, muitas vezes, um alimento é considerado “saudável” pela ausência de gordura e calorias e não pela presença de nutrientes disponíveis! Antes do alimento ser a nossa fonte de energia e ser classificado pelo seu valor calórico, ele deve fornecer a matéria prima que nos forma e nos faz funcionar em todos os níveis: físico, mental e emocional!!


Atualmente estamos mais preocupados com o que comemos, quando um dos maiores problemas é o que deixamos de comer. A qualidade da alimentação tem empobrecido em termos nutricionais, pois estamos trocando alimentos por produtos alimentícios, ou seja, esquecemos de alimentos simples e baratos fornecidos pela natureza e adquirimos produtos alimentícios inventados pelo homem e industrializados!


Quem nunca substituiu uma fruta por uma barrinha de cereal acreditando não haver problemas, afinal ambas possuem um valor calórico similar... mas você já parou para avaliar os demais nutrientes?! Qual delas fornecerá mais matéria prima para seu corpo funcionar melhor?


E funcionando melhor haverá um equilíbrio bioquímico capaz de eliminar substâncias tóxicas consumidas ou produzidas pelo corpo, de eliminar sintomas como dores de cabeça e indisposição, de tratar problemas como depressão e obesidade, além de prevenir patologias crônicas, melhorar a qualidade de vida e a autoestima.


Afinal, saúde não é apenas a ausência de doenças, mas também o bem-estar físico, mental e social, o qual depende de um equilíbrio do organismo. Para isso comece comendo mais alimentos e menos produtos alimentícios! E procure um nutricionista funcional para avaliar sua programação metabólica!!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page